quinta-feira, 4 de abril de 2013

Tendências do design da década de 1990

COLABORAÇÃO DAS ALUNAS: Carolina Palma, Jéssica Cibele, Lorrayne Sandrinni, TCV61

A década de 1990 foi marcada por grande diversidade estilística, em contraste com as décadas de 1960 ou 1970, que foram definidas pela doutrina quase monolítica do design da “Boa Forma” e do “Bel Design”, com seus adeptos ou dissidentes ( Design Radical).A tendência a uma estetização minuciosa e generalizada foi ainda mais acentuada, o  design tornou-se onipresente . O design nos anos 1990 foi o elemento da cultura hedonista, representação dos objetos, o falar sobre eles, a consequência cada vez mais rápida dos estilos e dos projetos individuais. A época assiste ao mais surpreendente dos avanços na comunicação. A internet e as autoestradas da informação prometem ter um impacto maior nas nossas vidas que a invenção do telefone, da televisão ou do automóvel. Alguns designers tiveram a preocupação em reverter os danos infligidos ao planeta pelo homem com a industrialização em massa dos séculos XIX e XX ou, pelo menos, procuraram conter danos futuros. Quanto aos novos materiais, não só os plásticos, mas também outros, como o MDF - libertaram os objetos das formas angulosas e rígidas para instaurar as curvas como uma característica marcante da década. Os materiais sintéticos permitiram ainda a explosão das cores - o que já era uma tradição da cultura visual popular brasileira, mas que surge nos anos 90 como tendência internacional, a começar pelas “cores de chiclete” preconizadas pelo iMac.

Aqui encontra-se  características dos móveis da época: www.athoshomem.com.br/blog/archives/560
Aqui encontram-se bastante conteúdo sobre os avanços da época:

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