quinta-feira, 18 de abril de 2013

Pos Art: O papa é pop

Contribuição das alunas: Letícia Couto e Thais Afonso, TCV64

Há quem diga que o “Pop Art” foi um marco de passagem da modernidade para pós-modernidade na cultura ocidental. E o grande pai do movimento foi Andy Warhol, que começou na década de 1960 criando obras em cima de mitos. Criou inicialmente, em seu primeiro projeto artístico, as famosas latas Campbell’s. Retraiu também em suas obras artistas e grandes nomes mundiais, como Michael Jackson, Elvis Presley, Elizabeth Taylor, Marlon Brando e a sua preferida, Marilyn Monroe. 

 O Pop Art se dizimou nos EUA e Inglaterra, como uma reação artística ao movimento do expressionismo abstrato das décadas de 40 e 50. Todos os artistas então surgidos buscavam inspiração nas culturas de massa, aproximando-se, ao mesmo tempo, da vida cotidiana e consumista da época. Os artistas trabalhavam cores vivas e formas modificadas sobre latas de refrigerante, panfletos, revistas em quadrinho, fotogravuras etc; repetindo várias vezes os módulos criados, assim como também fez Andy Warhol com seus trabalhos. Eles ganharam reconhecimento usando, para a arte, elementos que até então não eram considerados “arte”.

Outros artistas importantes do movimento foram Peter Blake, Wayne Thiebaud, Loy Lichtenstein e Jasper Johns. 


Os materiais utilizados eram derivados de novas tecnologias que surgiam em meio século XX. Muitos artistas também utilizavam abundantemente gomaespuma (hoje em dia muito semelhante ao EVA), poliéster e acrílico.

De modo geral, o Pop Art nos mostra divergências: por um lado, criticava e expunha traços de uma sociedade marcada pela industrialização, pela repetição e criação de ícones instantâneos. Já por outro, questiona os limites do poder artísticos ao evitar um pensamento autonomistas e abranger os fenômenos de seu tempo para então conceber suas criações próprias.

Já nos dias de hoje, ainda vivendo a era consumista e, de brinde, tecnológica, o Pop Art é muito difundido na sociedade. Continua belo e continua moderno, despertando interesse e desejo aos que consomem e apreciam.

Links: 
Coleção lançada com roupas em estilo Pop Art:
http://ipatingacsfx2em-popart.blogspot.com.br/2011/08/o-pop-art-na-atualidade.html 
Outros produtos ao estilo Pop Art: http://www.pop-art-products.co.uk/ 
Tutorial como fazer uma obra com o estilo no Photoshop: 
http://www.youtube.com/watch?v=G7NZa8W0Nu4 

Nenhum comentário:

Postar um comentário