A década de 1990 foi marcada por grande diversidade estilística,
em contraste com as décadas de 1960 ou 1970, que foram definidas pela doutrina
quase monolítica do design da “Boa Forma” e do “Bel Design”, com seus adeptos
ou dissidentes ( Design Radical).A tendência a uma estetização minuciosa e
generalizada foi ainda mais acentuada, o
design tornou-se onipresente . O design nos anos 1990 foi o elemento da
cultura hedonista, representação dos objetos, o falar sobre eles, a
consequência cada vez mais rápida dos estilos e dos projetos individuais. A
época assiste ao mais surpreendente dos avanços na
comunicação. A internet e as autoestradas da informação prometem ter um impacto
maior nas nossas vidas que a invenção do telefone, da televisão ou do automóvel.
Alguns designers tiveram a preocupação em
reverter os danos infligidos ao planeta pelo homem com a industrialização em
massa dos séculos XIX e XX ou, pelo menos, procuraram conter danos futuros.
Quanto aos novos materiais, não só os plásticos, mas também outros, como o MDF
- libertaram os objetos das formas angulosas e rígidas para instaurar as curvas
como uma característica marcante da década. Os materiais sintéticos permitiram
ainda a explosão das cores - o que já era uma tradição da cultura visual
popular brasileira, mas que surge nos anos 90 como tendência internacional, a
começar pelas “cores de chiclete” preconizadas pelo iMac.
Aqui
encontra-se características dos móveis
da época: www.athoshomem.com.br/blog/archives/560
Aqui
encontram-se bastante conteúdo sobre os avanços da época:
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