No final dos anos 50, surgiu nos EUA e na Inglaterra um movimento artístico baseado na cultura popular, onde transformava temas do cotidiano em verdadeiras obras. O Pop Art refletia de maneira criativa e ácida, os traços e contornos da sociedade consumista da época.
As raízes do Pop Art são provindas do dadaísmo e tinham como foco o non-sense (falta de sentido), se opondo ao expressionismo abstrato e se caracterizando por uma arte figurativa.
Temas da publicidade, quadrinhos, ilustrações entre outros, eram constantemente utilizados como inspiração para compor sua trajetória no mundo das artes.
Destaca-se neste movimento o artista Andy Warhol, que costumava fazer serigrafias e retratos seriados sobre telas de mitos como Marilyn Monroe e outros.
Michael Jackson, por Andy Warhol.
Aqui você encontra algumas obras de Andy Warhol como exemplos do Pop Art : http://www.ocaiw.com/galleria_maestri/gallery.php?lang=pt&id=702
Neste link, o livro relata o desenvolvimento do Pop Art:
http://books.google.com.br/books?id=pMFZcUD5oTMC&pg=PA77&dq=pop+art&hl=pt-BR&sa=X&ei=-FVsUZb4N-rx0wHYyIDgDA&ved=0CDEQ6AEwAA#v=onepage&q=pop%20art&f=false
Mais detalhes sobre o tema: http://popcolour.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário