quarta-feira, 19 de junho de 2013

Design Thinking

Colaboração da aluna Karine Fernandes, TCV60

Sobre o que fala o Design Thinking? Ficar vendo escala pantone para todo lado que olha? Ver um padrão de diagramação em toda parte? Tendo mil e uma ideias de como montar um site ou a sua própria identidade visual? Não é bem isso. Segundo a definição de Tennyson Pinheiro, na apresentação da edição brasileira do livro Design Thinking, escrito pelo Tim Brown, CEO da IDEO, empresa de consultoria de design que criou o termo, “o Design Thinking, ou pensamento de Design, é uma abstração do modelo mental utilizado há anos pelos designers para dar vida a ideias. Esse modelo mental e os seus poderosos conceitos podem ser aprendidos e utilizados por qualquer pessoa e aplicados em qualquer cenário de negócios ou social”. 

Dessa forma, Design thinking, é uma metodologia criativa e prática para resolução de problemas e concepção de projetos, podendo ser usada por diversas organizações, na busca por inovação em negócios, processos, produtos e serviços. Brown ainda define que o design thinking é orientado pelo equilíbrio de três restrições: praticabilidade (a parte tecnológica, o que é funcionalmente possível num futuro próximo), viabilidade (a parte dos negócios, o que provavelmente se tornará parte de um modelo de negócios sustentável) e desejabilidade (a parte humana, o que faz sentido para as pessoas).


A imagem acima demonstra que a inovação só é 
possível quando todos os fatores são levados em consideração.

Links para pesquisa:
http://www.revistaleaf.com.br/conceitos/design-thinking/

http://www.ideiademarketing.com.br/2012/02/06/o-que-e-design-thinking-entrevista-com-ligia-fascioni/

http://livrodesignthinking.com.br/
(Este livro está disponível para download no link acima, mediante o pagamento de um post pelo Facebook ou pelo Twitter. O livro traz algumas ferramentas bem descritas e como aplicá-las e também cases brasileiros de aplicação do design thinking. Vale o download.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário